quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Portugal na veia!!!


São 25 anos de carreira entre Portugal e Brasil. Gravações antológicas com Caetano, Chico, Jobim, Milton, Gal e tantos outros... Incansável batalhadora das artes e da vida, a cantora e compositora portuguesa Eugénia Melo e Castro é uma artista ‘cult’, de público pequeno porém apaixonado. Devastadoramente ousados, dois de seus discos mais recentes – ‘Paz’ (eletrônico até a medula) e ‘Des...construção’ (com repertório de Chico Buarque, cujo resultado inicialmente chocou o compositor, para depois embevecê-lo) – deixaram um tanto atônitos os que acompanham a trajetória de Geninha. Agora, ela se prepara pra lançar no Brasil, ‘POPortugal’, um CD só de re-visitas a um repertório da música pop portuguesa mais recente. São músicas que fizeram sucesso na ‘terrinha’, em suas gravações originais, mas que nós, brasileiros, desconhecemos totalmente. Eugénia é assim: talento puro, personalidade ímpar e uma grande amiga de muitos e muitos anos. E diga lá, Geninha, um disco com músicas pop portuguesas? Que loucura é essa agora?? “Em 2006 eu estive parada para pensar, ou seja, só fiz shows até março, no Brasil, e depois fiquei meses e meses em Lisboa a pensar na vida, sem nenhum compromisso. Dei comigo a ouvir vinis, comprei um giradiscos de vinil, sensacional, super moderno, e fui atrás dos meus vinis, dos meus discos de estimação que estavam guardados no Alentejo. Limpei, lavei, fui ouvindo vinis atrás de vinis, numa espécie de ritual neo chic, e dei comigo a viver coisas esquecidas, mas sem saudosismo, como se eu estivesse á procura de uma coisa bem clara e nova”. Há alguns vídeos de Eugénia Melo e Castro no YouTube, procurem!! E quando sair 'POPortugal' por aqui, aviso.

22 comentários:

anna disse...

son, faltou contar do humor absolutamente sutil dela.
é relamente um pessoa especial.

agora me diga, onde se compra esse tal giradiscos?

Anônimo disse...

Vou procurar. Sera' que tem musicas dela no iTunes tambem?

Neil Son disse...

anna: o giradiscos, a gente encontra lá em Lisboa, em qualquer commércio perto do Animatógrafo do Rossio, do Ascensor da Bica ou do caminho para o Castelo de São Jorge (quase chegamos lá!!). E viva PUR-TU-GALL!!!

Neil Son disse...

leila: deve ter, com certeza; mas vou checar direitinho e te aviso tá?

jayme disse...

Não via Eugénia mais do que uma única vez, depois de um show no saudoso Supremo Musical, apresentado por um grande amigo comum. Mas tenho muitas razões para gostar dela, além da música, é claro.

anna disse...

son, foi aquela barreira de sangria que nos impediu.

Neil Son disse...

jayme: saudoso supremo musical, né? onde o palco ficava quase no mesmo nivel da plateia e os artistas quase batiam com a cabeça no teto. Marisa Monte, com seu 1,85m, acho que jamais poderia cantar lá... só sentada hehe

Neil Son disse...

é mesmo, anna, a intrasponível barreira de sangria... mas a gente se esforçamos!!

jayme disse...

Barreira de sangria?? O que é isso, a sala do Henrique Meireles?

Anônimo disse...

meninos, eu adorei estes comentários TODOS, os assutos vão do MEU gira discos em Lisboa à culpa da sangria..........desatada......
hehehehhe. Po Neil, deixa de onda meu, vamos mas é mandar bala a armar aquele tal show dos nossos sonhos........adorei o texto, vai ja para o meu blog !!!!!!

http://poportugal.blogs.sapo.pt

Anônimo disse...

estamos no aguardo dos mp3 (da gatona e da gatinha)

Anônimo disse...

emc... ó visita ilustre d'além mar! o show agora está próximo, já que o mais difícil (o repertório), a gente já definiu no guardanapo do balcão, né? o bis é com a música do godofredo guedes e 'maldita cocaína', certo?

Anônimo disse...

anônimo parangolé (acertei né?): legal ter vc aqui também! e os emepetreis da gatona e da gatinha já estão a caminho.

Anônimo disse...

anônimo por mera imperícia cibernética....
as duas já estão miando por aqui. afinadíssimas!
obrigado pelo obséquio...

Anônimo disse...

vi um show dela uma vez, o máximo. quando você vai me apresentar tua amiga de quem fala tanto, son-son?

Anônimo disse...

Desculpem a intromissão mas gostei da ideia do show :) venha ele e até Portugal.

Abraços.

Anônimo disse...

parangolé: a menina tem berço... e tem futuro, não é mesmo?

Anônimo disse...

franka: perdeu mais uma chance, ontem... mas outras virão.

Anônimo disse...

jonas: intromissão nenhuma, imagina! volte sempre!

Anônimo disse...

Vi um truque dela com o seu giradisquinhos no pocket shoe de músicas do Chico, ela fazendo um dueto com o velho vinil.

Anônimo disse...

oi, alguém poderia me indicar onde achar o disco Desconstrução da Eugénia?este cd deve ser uma maravilha!

Neil Son disse...

et: o 'desconstrução' foi lançado aqui em edição limitada, algum tempo atrás, e talvez seja ainda encontravel nas fnacs da vida. mas eu aconselho vc a esperar 1 ou 2 meses, já que será lançado no brasil o 'desconstrução' duplo (ainda inédito por aqui).